Tema: O Trabalho na Construção da Dignidade Humana
A dignidade é um valor complexo, detentor de um caráter pessoal e subjetivo, que ganha força, tamanho, evidência e prestígio na comunicação e relacionamento entre pessoas, dentro ou fora da sociedade. Atualmente, encontrar divergências relacionadas à dignididade é consideravelmente fácil. Muitas pessoas hoje em dia "pesam" o tempo disponível e todo tipo de possibilidades para usufruí-lo bem. As pessoas vão vivendo, criando, inventando e agindo para diferentes finalidades e objetivos. Com isso, desenvolvem-se talentos e se cria a possível necessidade de capacidades alheias, para possíveis vontades, objetivos e realizações pessoais. Entra em questão a valorização do trabalho e dos ofícios.
O mercado de trabalho é uma troca de facilidades e necessidades humanas - que vão além da questão física. Cada ofício geralmente tem seu custo, possivelmente oscilante devido à transição dos mecanismos funcionais da sociedade. Acereca disto, é essencial o diálogo entre todas as camadas perceptiva e cognitivas abrangidas pela esfera interativa e diversificada que caracteriza a funcionalidade do trabalho. Isso nem sempre acontece e muitos conflitos evitáveis vêm à tona.
Todos querem ser vistos com respeito e dignidade, independentemente de quem seja ou da situação em que se encontre. O respeito é a palavra-chave para solucionar a questão da opressão em suas diversas faces, em toda a existência conhecida pelo homem. Levando em consideração a edificação e elevação moral do próximo - com ou sem magnificência - aumenta-se a possibilidade de ser visto com um respeito nú, destituído de medo. Acredito que assim o trabalho pode ajudar na construção da dignidade humana.
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nossa Pier, arrasoouuuu!Que redação!
ResponderExcluirBjo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir